26 de novembro de 2012

em

Aprenda a utilizar o CHKDSK no Windows XP PUBLICIDADE

Imagem ilustrativa
O CHKDSK é o sucessor do antigo Scandisk, utilitário muito usado nos antigos Windows.
O CHKDSK, assim como seu antecessor, procura e corrige erros nos arquivos do seu disco rígido.

Embora o uso de partição NTFS dê segurança total aos arquivos armazenados no disco rígido e o uso do CHKDSK seja cada dia mais raro, o uso dele é importante quando o disco rígido tem algum problema ou você desconfia disso.

Como utilizar o CHKDSK
Insira o CD de Instalação do Windows XP, aguarde o término da verificação do hardware depois selecione a Opção R (Reparar uma Instalação) digite a Unidade que deseja conectar e digite a senha de Administrador, depois efetue o comando CHKDSK /R no console de recuperação do windows, após executar o comando desejado, digite EXIT para sair e reiniciar o computador.

Se você não tiver nenhum CD de instalação do Windows para usar o CHKDSK. É possível usar em Modo de Segurança do Sistema Operacional, indo em iniciar, executar e digitar CMD para ir ao console do Windows.

Lembre-se, verificar o HD pode ser bem demorado!

Tipos de CHKDSK
chkdsk /f Corrige erros no disco. O disco deve ser bloqueado. Se chkdsk não puder bloquear a unidade, será exibida uma mensagem perguntando se você deseja verificar a unidade na próxima vez que reiniciar o computador.

chkdsk /v Exibe o nome de todos os arquivos contidos em cada pasta à medida que o disco é verificado.

chkdsk /r Localiza setores defeituosos e recupera informações legíveis. O disco deve ser bloqueado.

chkdsk /x Use esta opção somente com o NTFS. Ela força primeiro a desmontagem do volume, se necessário. Todos os identificadores abertos para a unidade serão invalidados. A opção /x também inclui a funcionalidade da opção /f.

chkdsk /i Use esta opção somente com o NTFS. Efetua uma verificação menos rígida das entradas de índice, reduzindo o tempo necessário para a execução de chkdsk.

chkdsk /c Use esta opção somente com o NTFS. Ela ignora a verificação de ciclos dentro da estrutura de pastas, reduzindo o tempo necessário para a execução de chkdsk.

chkdsk /l[:tamanho] Use esta opção somente com o NTFS. Ela utilizará o tamanho digitado por você em vez do tamanho do arquivo de log. Se você omitir o parâmetro de tamanho, /l exibirá o tamanho atual.

chkdsk /? Exibe informações de ajuda no prompt de comando.


faça um comentário


veja também